Cinema de Santa Teresa é reinaugurado mais moderno, acessível e confortável

• Cinema de Santa Teresa é reinaugurado mais moderno, acessível e confortável
Publicado em 03/06/2024 - 11:50  |  Atualizado em 04/06/2024 - 11:52

O Cine Santa, em Santa Teresa, região central do Rio, se prepara para uma nova temporada. A sala será reinaugurada com uma grande festa que marcará a nova fase celebrada pela Prefeitura do Rio – via Secretaria Municipal de Cultura/RioFilme – na noite de sexta-feira (07/06), a partir das 18h, com DJ Zod na rua (em frente) para animar a festa, que inclui ainda degustação de cachaça. O investimento da Prefeitura, com recursos da Lei Paulo Gustavo, foi de R$ 700 mil. A partir do dia seguinte (08/06), o Cine Santa voltará à sua rotina de sessões diárias de filmes de diferentes gêneros. E agora, com alta qualidade de projeção.

O público, que envolve os moradores das muitas comunidades que ficam em Santa Teresa e nos bairros vizinhos, poderá desfrutar das melhorias significativas que foram feitas no Cine Santa. Destaque para a ampliação da acessibilidade do cinema, com a instalação de rampas, banheiros adaptados, iluminação e sinalização especial, além de poltronas mais largas e confortáveis. Medidas adicionais de segurança também foram criadas para garantir o bem-estar dos frequentadores.

A sala de exibição recebeu tecnologia de última geração, projeção a laser e novas caixas acústicas, prometendo qualidade de imagem e som até para os espectadores mais exigentes. Além disso, a bombonière foi expandida em 200%, oferecendo uma variedade maior de doces e salgados preparados por produtores locais. O café do cinema também passou por ampliação, com a instalação de equipamentos profissionais e a inclusão de um cardápio de itens especiais preparados por um barista especialmente contratado.

O Cine Santa foi beneficiado pelo edital Viva o Cinema de Rua!, lançado em duas etapas pela RioFilme, dentro do Pró-Carioca Audiovisual, programa de fomento da Secretaria de Cultura da Prefeitura do Rio, que investiu mais de R$61 milhões no setor. Os valores foram provenientes de recursos municipais e da Lei Paulo Gustavo. Este foi o maior montante distribuído pela RioFilme por meio de editais, desde a sua criação em 1992. Mantendo o foco na expansão dos cinemas de rua, a RioFilme investiu R$3.540 milhões por meio dos editais Viva o Cinema de Rua I e II, a partir de recursos da Lei Paulo Gustavo.

A Prefeitura está entregando um pacote de cinemas de rua reformados e modernizados à população carioca

Além do Cine Santa, a Prefeitura se prepara para entregar ao público carioca outras salas de cinema que estavam fechadas, e melhorias significativas em cinemas do circuito exibidor de salas de rua do município. Estas ações impactam fortemente a inclusão social e cultural da população carioca no centro e zonas norte e sul da cidade.

Por meio do edital Viva o Cinema de Rua!, a população carioca também se beneficia com a reabertura do CineCarioca Penha e do Ponto Cine de Guadalupe na zona norte da cidade. Além disso, os cinemas do Grupo Estação e a Cinemateca do MAM também foram contemplados para a reforma e modernização de suas salas.

As reinaugurações já estão acontecendo, o CineCarioca Nova Brasília, cinema da RioFilme dentro do Complexo do Alemão, também foi reformado e reinaugurado. Neste caso, o equipamento foi beneficiado por recursos municipais. A sala renovada, que permaneceu aberta durante a reforma, foi entregue à comunidade no dia 25/05.

O Ponto Cine de Guadalupe foi reaberto no dia 27/05, retomando uma agenda que impacta fortemente a população de seu entorno. O CineCarioca Penha deverá ser entregue à população da zona norte no final do mês de junho. Os dois cinemas foram reformados com recursos da Lei Paulo Gustavo, via editais da RioFilme.

Os três equipamentos têm um papel transformador na vida da população da Zona Norte carioca, além das sessões comerciais, tanto o CineCarioca Nova Brasília, quanto o CineCarioca Penha preveem em suas agendas sessões gratuitas para crianças, além de outros projetos parceiros conduzidos por líderes comunitários locais.

Na zona sul, fora do circuito de salas contempladas pelos editais Viva o Cinema de Rua!, o bairro de Laranjeiras também está sendo beneficiado com a reabertura de um cinema. O CineCarioca José Wilker recebeu R$2.300 milhões em recursos para a reforma, provenientes da Lei Paulo Gustavo. O espaço, que já abrigava uma sala de cinema fechada há bastante tempo, será entregue à população totalmente novo e modernizado. O cinema contará com duas salas que somam 122 lugares e tem previsão para ser inaugurado em julho próximo..

As salas de cinema de rua beneficiadas pela Prefeitura, por meio da RioFilme, contam com todos os recursos de acessibilidade previstos em lei.

Secretaria Municipal de Cultura – Organização, promoção e execução de atividades artísticas, culturais, de museu e de arquivo histórico da cidade do Rio de Janeiro. Articulação com outros órgãos ou instituições públicas e particulares, nacionais e internacionais, com vistas ao cumprimento de suas finalidades. Visa também a melhorar a vida nos bairros a partir da Cultura, gerando oportunidades de trabalho e renda, além de criar calendário cultural e apoiar artistas, agentes e produtores locais.

• ENDEREÇO DO ÓRGÃO:
    Rua Afonso Cavalcanti, 455 – 2º/3º andar
    Cidade Nova – Rio de Janeiro/RJ
    CEP: 20.211-110

HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
    Gabinete: 9h às 18h

Ouvidoria: 9h às 16h

Gabinete: gabinetesmc.culturario@gmail.com

Imprensa: imprensasmcrio.cultura@gmail.com

• DÚVIDAS, SERVIÇOS, INFORMAÇÕES OU DENÚNCIAS:

PORTAL: