• Cultura lança edital para articuladores interessados em auxiliar nas inscrições dos editais da PNAB
Publicado em 26/04/2024 - 11:00  |  Atualizado em 07/05/2024 - 15:49

A Secretaria Municipal de Cultura (SMC) do Rio publicará, na próxima segunda-feira (29/04), um edital de credenciamento para articuladores locais. Serão selecionados 20 inscritos para atuarem realizando busca ativa de proponentes e prestando auxílio para seus projetos culturais. Vai acontecer da seguinte forma: durante 60 dias, os articuladores irão a campo facilitar a inscrição de fazedores culturais do município, para editais voltados à metodologia e ao desenvolvimento da Política Nacional Cultura Viva, fomentada por meio da Política Nacional Aldir Blanc. Haverá uma remuneração  de R$ 6 mil para cada articulador.

A seleção será feita entre os inscritos nos primeiros cinco dias úteis, a contar da abertura do edital. Podem participar pessoas com  experiência na elaboração e/ou execução de projetos culturais e/ou socioculturais na área de arte, cultura e economia criativa; experiência de atuação com iniciativas culturais de perfil comunitário e vínculo com territórios e experiência no desenvolvimento de processos formativos e educacionais. Na avaliação, serão considerados ainda critérios como conhecimento dos requisitos aplicados aos respectivos editais da Secretaria Municipal de Cultura; capacidade de articulação e expressão escrita; habilidade social e capacidade de preparar e realizar atividades formativas, planejar e organizar as ações territoriais. O agente cultural deverá ser pessoa física, ter idade igual ou superior a 18 anos (completos até a data de encerramento do período de inscrições); ser residente na cidade do Rio de Janeiro; estar em situação regular com relação a tributos federais, estaduais e municipais e possuir ensino médio completo.

Política Nacional Aldir Blanc: R$ 37,7 milhões para o município do Rio

O município do Rio de Janeiro recebeu o montante de R$ 37,7 milhões dos recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) e se prepara para enviar ao Ministério da Cultura (MinC), em maio, o Plano Anual de Aplicação de Recursos (PAAR). Dos recursos utilizados, de acordo com uma determinação do MinC, 25% deverão ser destinados para editais do programa Cultura Viva, que apoiará os Pontos de Cultura, totalizando R$ 9,4 milhões. Os editais do Cultura Viva serão lançados pela Secretaria Municipal de Cultura via Coordenadoria de Territórios e Diversidade Cultural a partir de junho . Uma outra parte da verba, R$ 25 milhões, será destinada ao edital Pró-Carioca Linguagens, que vai contemplar 162 projetos culturais em diversas categorias (Cultura Urbana e Arte Pública; Artes Visuais; Cultura e Infância; Cultura Popular e Patrimônio Imaterial; Dança; Circo; Literatura e Publicações Cariocas; Música; Teatro e Mostras, Festivais & Multilinguagens). As inscrições do Pró-Carioca Linguagens foram abertas em janeiro e, atualmente, encontram-se na fase de avaliação. Serão destinados ainda R$ 2,6 milhões para a transformação da Lona Cultural Carlos Zéfiro, em Anchieta, Zona Norte do Rio, em Arena Cultural, garantindo um equipamento mais moderno e preparado para receber suas programações artísticas. As obras incluem melhorias na acústica e climatização, além de acessibilidade.

Para elaborar o Plano Anual de Aplicação de Recursos (PAAR), a Secretaria Municipal de Cultura realizou um processo de escuta com a sociedade civil a partir de diálogos com o Conselho Municipal de Cultura, encontros de escuta nas Áreas de Planejamento (APs) da cidade, audiência pública e consulta pública virtual.

Secretaria Municipal de Cultura – Organização, promoção e execução de atividades artísticas, culturais, de museu e de arquivo histórico da cidade do Rio de Janeiro. Articulação com outros órgãos ou instituições públicas e particulares, nacionais e internacionais, com vistas ao cumprimento de suas finalidades. Visa também a melhorar a vida nos bairros a partir da Cultura, gerando oportunidades de trabalho e renda, além de criar calendário cultural e apoiar artistas, agentes e produtores locais.

• ENDEREÇO DO ÓRGÃO:
    Rua Afonso Cavalcanti, 455 – 2º/3º andar
    Cidade Nova – Rio de Janeiro/RJ
    CEP: 20.211-110

HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
    Gabinete: 9h às 18h

Ouvidoria: 9h às 16h

Gabinete: gabinetesmc.culturario@gmail.com

Imprensa: imprensasmcrio.cultura@gmail.com

• DÚVIDAS, SERVIÇOS, INFORMAÇÕES OU DENÚNCIAS:

PORTAL: