Prefeitura do Rio reinaugura cinema de rua no Alemão

Publicado em 25/05/2024 - 17:00  |  Atualizado em 04/06/2024 - 12:51

A Secretaria Municipal de Cultura – via RioFilme – investiu em melhorias de infraestrutura, projeção e climatização. Estreia da nova fase do CineCarioca Nova Brasília tem festa com Sérgio Mallandro e  pipoca de graça

Totalmente reformulado e modernizado. O CineCarioca Nova Brasília, no Alemão, zona Norte do Rio, ganhou uma sessão extra em sua história. Sem fechar as portas, de um ano para cá, vem sofrendo intervenções e reparos a fim de entregar aos frequentadores uma sala com um novo sistema de ar-condicionado central, uma nova geladeira expositora, pipoqueira e poltronas restauradas. A nova fase foi inaugurada pela Prefeitura do Rio – via Secretaria Municipal de Cultura e RioFilme – na manhã deste sábado (25/05), com pipoca e refri de graça e a pré-estreia do filme “Mallandro, o errado que deu certo”, de Marco Antônio de Carvalho, com presença do diretor do filme e do presidente em exercício da RioFilme, Eduardo Marques. O investimento dos cofres municipais foi na ordem de R$ 250 mil.

Para o segundo semestre está previsto o investimento de R$ 650 mil, para a substituição do projetor por um modelo 4K, além de um novo equipamento de som, compatíveis com o que há de mais moderno no mercado exibidor brasileiro.

Inaugurado em 2010, o CineCarioca Nova Brasília foi reaberto pela Prefeitura em outubro de 2021, depois de ter sido fechado na gestão anterior, e agora esbanja melhorias, oferecendo aos moradores do Complexo do Alemão acesso a filmes de qualidade. São cerca de 60 mil pessoas, distribuídas entre 15 comunidades.

Há quatro anos, o cinema recebe mensalmente um subsídio da RioFilme, o valor atual do recurso é R$34 mil, permitindo que a sala pratique preços sociais na bilheteria. O ingresso sai a R$5. A Prefeitura já investiu no equipamento, de 2021 até os dias atuais, mais de R$900 mil.

“Malandro, o errado que deu certo”, de Marco Antônio de Carvalho, foi coproduzido pela RioFilme, por meio do edital de Complementação de Recursos para Produção e Finalização de Longas-Metragens, de 2022. Além disso, as filmagens tiveram o apoio da Rio Film Commission para as 50 diárias de gravações na cidade, em bairros como Barra, Centro, Urca e Tijuca, entre outros.

Viva o cinema de rua!

Além do CineCarioca Nova Brasília, a prefeitura se prepara para entregar ao público carioca salas de cinema que estavam fechadas, e melhorias significativas em outras salas do circuito exibidor de cinema de rua do município, que impactam fortemente a inclusão social e cultural da população carioca no centro e zonas norte e sul da cidade.

Em 2023, A RioFime lançou o Pró-Carioca Audiovisual, programa de fomento que investiu mais de R$61 milhões no setor. Os valores foram provenientes de recursos municipais e da Lei Paulo Gustavo. Este foi o maior montante distribuído pela empresa desde a sua criação em 1992. Mantendo o foco na expansão dos cinemas de rua, a RioFilme investiu R$3.540 milhões por meio dos editais Viva o Cinema de Rua I e II, com recursos oriundos da Lei Paulo Gustavo.

Por meio dos editais do Viva o Cinema de Rua está sendo possível que a população carioca seja beneficiada com a reabertura do CineCarioca Penha  e do Ponto Cine de Guadalupe na zona norte da cidade. Além disso,  o Cine Santa, em Santa Teresa, os cinemas do Grupo Estação e a Cinemateca do MAM também foram beneficiados para a reforma e modernização de suas salas.

As reinaugurações já estão acontecendo, o Ponto Cine de Guadalupe será reaberto no próximo dia 27/05, retomando uma agenda que impacta fortemente a população de seu entorno. Já o Cine Santa tem a sua reinauguração prevista para a primeira quinzena de junho, enquanto o CineCarioca Penha deverá ser entregue à população da zona norte no final do mês de junho.

Fora do circuito de salas beneficiadas pelos editais Viva o Cinema de Rua!, o bairro de Laranjeiras também foi beneficiado com a reabertura de um cinema de rua. O CineCarioca José Wilker contará com duas salas que somarão 122 lugares, e tem previsão para ser inaugurado no começo de julho.

O equipamento contou com recursos de R$2.300 milhões para a reforma, provenientes da Lei Paulo Gustavo. O espaço, que já abrigava uma sala de cinema fechada há bastante tempo, será entregue à população totalmente novo e modernizado.

Todas as salas de cinema de rua beneficiadas pela Prefeitura, por meio da RioFilme, contam com todos os recursos de acessibilidade previstos em lei.

Secretaria Municipal de Cultura – Organização, promoção e execução de atividades artísticas, culturais, de museu e de arquivo histórico da cidade do Rio de Janeiro. Articulação com outros órgãos ou instituições públicas e particulares, nacionais e internacionais, com vistas ao cumprimento de suas finalidades. Visa também a melhorar a vida nos bairros a partir da Cultura, gerando oportunidades de trabalho e renda, além de criar calendário cultural e apoiar artistas, agentes e produtores locais.

• ENDEREÇO DO ÓRGÃO:
    Rua Afonso Cavalcanti, 455 – 2º/3º andar
    Cidade Nova – Rio de Janeiro/RJ
    CEP: 20.211-110

HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
    Gabinete: 9h às 18h

Ouvidoria: 9h às 16h

Gabinete: gabinetesmc.culturario@gmail.com

Imprensa: imprensasmcrio.cultura@gmail.com

• DÚVIDAS, SERVIÇOS, INFORMAÇÕES OU DENÚNCIAS:

PORTAL: