• Prefeitura do Rio reinaugura Biblioteca Municipal Euclides da Cunha, na Ilha do Governador
Publicado em 30/04/2024 - 18:30  |  Atualizado em 07/05/2024 - 16:10

O espaço mantido pela Secretaria Municipal de Cultura foi totalmente renovado, modernizado e requalificado

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com a Fecomércio RJ, reinaugurou a Biblioteca Municipal Euclides da Cunha, na Ilha do Governador, na tarde de terça-feira (30/04). Uma das primeiras ações do programa Bibliotecas do Amanhã, cujo objetivo é a implementação de obras de recuperação, modernização e requalificação das bibliotecas e salas de leitura municipais. Ano passado, a Prefeitura e a Fecomércio RJ assinaram uma carta de intenções para executarem juntas o programa em, ao menos, três destes espaços. São 14 no total.

“Um equipamento modernizado e requalificado é a materialização de um sonho enquanto poder público que pensa nas pessoas. Porque sabemos o quão é importante para os moradores do bairro ter este espaço como segunda casa”, diz Mariana Ribas, secretária municipal de Cultura do Rio em exercício.

O investimento do Bibliotecas do Amanhã ultrapassa R$ 30 milhões, e os recursos são para aquisição de acervo acessível, novo mobiliário, reformas estruturais e a implementação de um programa educativo e cultural para cada espaço. A Euclides da Cunha é uma dos primeiros frutos da parceria com a Fecomércio RJ. Em seguida virá a Biblioteca Machado de Assis (Botafogo).

“Entendemos que a leitura é uma das atividades mais básicas e necessárias para a qualidade de vida, já que ela proporciona o pensamento crítico e fornece as bases para que crianças, jovens, adultos e idosos exerçam com plenitude a sua cidadania”, declarou o presidente da Fecomércio RJ, Antonio de Queiroz Jr.

O programa Bibliotecas do Amanhã está inserido na estratégia do Plano Nacional de Livro e Leitura. O planejamento tem cinco eixos de ação que são: democratização do acesso; fomento à leitura e formação de leitor; valorização da leitura, arte e educação; desenvolvimento de experiências do saber e bibliotecas como local de encontros e trocas; e produção e circulação cultural.

Outra ação importante prevista para o semestre será a publicação do Edital Rio Capital Mundial do Livro para contemplar propostas literárias. Pouco mais de R$ 2,8 milhões serão repassados ​​para iniciativas como clubes do livro, saraus, publicações, rodas de leitura, livros virtuais, feiras do livro, entre outras possibilidades, valorizando e desenvolvendo o hábito da leitura em diferentes comunidades e territórios.

O Rio foi escolhido como a primeira cidade de língua portuguesa a receber o título de Capital Mundial do Livro, um reconhecimento concedido pela Unesco em virtude da excelência de seus programas de promoção do livro e leitura. A Cidade assumirá esse prestigioso papel a partir de 23 de abril de 2025, quando é celebrado o Dia Mundial do Livro. Já em 2024, a Prefeitura do Rio inicia a preparação e as primeiras ações como cidade capital. A entrega da Biblioteca Municipal Euclides da Cunha/Sesc Cocotá é a primeira delas.

Euclides da Cunha

O patrono Euclides da Cunha (1866-1909) nasceu em Cantagalo, cidade da região serrana do Rio de Janeiro, mas foi na capital que ele descobriu ideais republicanos ainda no colégio e, anos mais tarde, foi morto pelo amante da mulher. É dele “Os Sertões” (1902), obra-prima da literatura brasileira sobre a Campanha de Canudos. No ano seguinte, foi eleito membro da Academia Brasileira de Letras.

Biblioteca Euclides da Cunha / Sesc Cocotá: Praia de Cocotá, 82, Ilha do Governador.

Programação do fim de semana:

01/05, às 11h – Contação de histórias com o projeto BaObazinhO

01/05, às 15h – Roda de samba com Rangell & Batucada

Para fazer cadastro e usufruir desses espaços municipais de leitura, basta levar foto 3×4 e um comprovante de residência. Das 14 unidades mantidas pela Secretaria Municipal de Cultura do Rio, oito estão em funcionamento:

Biblioteca Euclides da Cunha (Ilha do Governador)

Praça Danaides s/nº, Cocotá

Biblioteca Annita Porto Martins (Rio Comprido)

Rua Sampaio Viana 357, Rio Comprido

Biblioteca Écio Salles (Gávea)

Planetário da Gávea

Rua Vice-Governador Rúbens Berardo 100. Gávea

(21) 2088-0536

Biblioteca João do Rio (Irajá)

Av. Monsenhor Félix 512, Irajá.

Biblioteca Marques Rebello (Tijuca)

Rua Guapeni 61, Tijuca

Espaço de Leitura Alfredo Machado (Copacabana)

Sala Baden Powell

Av. Nossa Senhora de Copacabana 360, Copacabana

Espaço de Leitura Moacyr Teixeira (Santa Cruz)

Areninha Carioca Sandra Sá, Santa Cruz

Rua 12, 1 – Santa Cruz

Espaço de Leitura Jorge Amado (Maré)

Rua Ivanildo Alves s/nº, Maré

(21) 3111-2011

Secretaria Municipal de Cultura – Organização, promoção e execução de atividades artísticas, culturais, de museu e de arquivo histórico da cidade do Rio de Janeiro. Articulação com outros órgãos ou instituições públicas e particulares, nacionais e internacionais, com vistas ao cumprimento de suas finalidades. Visa também a melhorar a vida nos bairros a partir da Cultura, gerando oportunidades de trabalho e renda, além de criar calendário cultural e apoiar artistas, agentes e produtores locais.

• ENDEREÇO DO ÓRGÃO:
    Rua Afonso Cavalcanti, 455 – 2º/3º andar
    Cidade Nova – Rio de Janeiro/RJ
    CEP: 20.211-110

HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
    Gabinete: 9h às 18h

Ouvidoria: 9h às 16h

Gabinete: gabinetesmc.culturario@gmail.com

Imprensa: imprensasmcrio.cultura@gmail.com

• DÚVIDAS, SERVIÇOS, INFORMAÇÕES OU DENÚNCIAS:
    ligue 1746 ou (21) 3460-1746, quando estiver em uma Cidade com o código de área diferente do 21.

PORTAL:
    www.1746.rio